Universidade Federal de Alagoas
Curso de Pedagogia
Professor:
Dr. Luis Paulo Leopoldo Mercado – luispaulomercado@gmail.com
Blog
da Disciplina: http://introdeadufal.blogspot.com.br/
| 
Disciplina | 
Código | 
C.Horária  | 
Ano/Turma | 
| 
Introdução à Educação a Distância | 
PEDL030 | 
40 h | 
2016.2 | 
| 
Ementa | 
| 
Estudo da legislação, importância,
  perspectivas, dificuldades desafios na prática educativa, na modalidade à
  distância. Interatividade na aprendizagem e na formação de professores nos
  diferentes AVA. Discute modelos de educação
  a distância (EAD), fundamentos e metodologia, estrutura, organização e
  funcionamento de sistemas de EAD. Aprendizagem e docência online. A disciplina busca formar usuários para
  atuar em EAD a partir da própria ação no ambiente virtual o qual exige:
  desenvolver habilidades no domínio de ferramentas do AVA. A formação parte da
  necessidade de se incentivar o uso pedagógico de ferramentas computacionais
  disponíveis no AVA, permitindo melhor aproveitamento e favorecendo a
  interação entre estudantes usuários.   | 
| 
Objetivos | 
| 
- Introduzir os estudantes na EAD nos seus temas principais. 
- Analisar as
  mudanças inovadoras que estão sendo produzidas nos espaços educativos e nos
  processos de ensino e aprendizagem com a EAD e seus efeitos. 
- Analisar a
  legislação que regulamenta a EAD no Brasil. 
- Refletir sobre a importância da EAD e como estudar nessa modalidade. 
- Explorar as possibilidades das ferramentas de informação e
  comunicação para a EAD. 
- Conhecer as especificidades da EAD. 
- Analisar e estudar num curso a distância. 
- Entender como
  se processa a aprendizagem online por meio de comunidades virtuais de
  aprendizagem. | 
| 
Unidade | 
Conteúdo Programático | 
| 
Unidade 1–
  Fundamentos da EAD | 
Importância
  da EAD no cenário educacional atual. Conceitos básicos da EAD.
  Características da EAD Online. Componentes da EAD. Pressupostos básicos para
  uma EAD de Qualidade. Implementação da EAD. Experiências Brasileiras de EAD | 
| 
Unidade 2 –
  Estrutura, Funcionamento e TIC na EAD | 
Estrutura
  da EAD. Funcionamento da EAD. AVA. Interatividade em Cursos Online.
  Ferramentas de Interação na Educação Online. Estratégias de construção
  cooperativa do conhecimento. | 
| 
Unidade 3 –
  Tutoria e Avaliação na EAD | 
Professor,
  Tutor e Estudante na EAD. Tutoria na EAD. Situações de orientação e atuação
  do tutor num curso de EAD. Estratégias de tutoria. Qualidades essenciais no
  tutor. Papel do tutor na Interação Online. Possibilidades avaliativas
  oferecidas na EAD. Critérios utilizados no processo de avaliação na EAD. O
  papel do avaliador e do avaliado na EAD. | 
| 
Metodologia | 
| 
Aulas
  presenciais – apresentação
  geral sobre a disciplina, exposições das atividades e metodologia de trabalho
  e Aulas a distância - estudo de módulos de EAD, atividades propostas e
  leituras  recomendadas. Atividades de
  pesquisa na Internet envolvendo a análise de experiências e estudos enfocando
  aprendizagem na EAD. Estudo dos textos e atividades apresentadas, permitindo
  uma visão pessoal das leituras realizadas. Utilização do AVA Moodle como
  apoio as aulas a distância, funcionando como referência ao processo em
  desenvolvimento, expansão do espaço-tempo da aula e local de vivência de
  interação e mediação à distância. | 
| 
Cronograma
  das Atividades | ||
| 
Data | 
Conteúdos | |
| 
16 Jan | 
Apresentação da proposta da disciplina e metodologia de trabalho. | |
| 
23 Jan | 
Importância, conceitos e características. | |
| 
30 Jan | 
Implementação e experiências de EAD. | |
| 
06 Fev | 
Elementos constituintes da EAD. | |
| 
13 Fev | 
Ambiente Virtual de Aprendizagem. | |
| 
20 Fev | 
Ferramentas de Interação na Educação Online. | |
| 
06 Mar | 
Exploração de curso a distância no AVA Moodle. | |
| 
13 Mar | 
Exploração de curso a distância no AVA Moodle. | |
| 
20 Mar | 
Exploração de curso a distância no AVA Moodle. | |
| 
27 Mar | 
Estratégias de Construção Cooperativa do Conhecimento. | |
| 
03 Abr | 
Professor, Tutor e Estudante da EAD. | |
| 
17 Abr | 
Estratégias de Tutoria presencial e a distância. | |
| 
24 Abr | 
Produção de Material Didático para EAD. | |
| 
08 Mai | 
Avaliação na EAD: recursos avaliativos na educação online.  | |
| 
15 Mai | 
Avaliação Final da Disciplina. | |
| 
22 Mai | 
Reavaliação | |
| 
29 Mai | 
Prova Final | |
| 
Avaliação | 
| 
Avaliação processual - qualidade das atividades
  entregues e prova final. Participação e qualidade nas interações realizadas
  por meio das ferramentas disponíveis no AVA Moodle, implicando numa participação
  contínua do estudante em todos estes momentos. Serão solicitados trabalhos
  individuais, em duplas e grupos, com textos/atividades de referência para
  discussão. Nos trabalhos em grupo serão observados os seguintes critérios:
  capacidade da gestão do grupo, criatividade, conteúdo, organização,
  responsabilidade na sua preparação e apresentação e os prazos de entrega. A avaliação levará em consideração: a
  realização e entrega das atividades solicitadas ao final da disciplina,
  dentro dos prazos.  | 
| 
Bibliografia Básica | 
| 
BATES, A. W. (Tony). Educar na era digital: design, ensino
  e aprendizagem. São Paulo: Artesanato Educacional, 2016. 
COLL, César;
  MONEREO, Carles e colaboradores. Psicologia da educação virtual: aprender
  e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre:
  Artmed, 2010. 
LITTO, Fredric
  Michael; FORMIGA, Manuel Marcos Maciel. Educação a distância: o estado
  da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. 
MESQUITA,
  Deleni; PIVA JUNIOR, Dilermando; GARA, Elizabete B. Ambiente virtual de
  aprendizagem: conceitos, normas, procedimentos e prática pedagógica no
  ensino a distância. São Paulo: Érica, 2014. 
MOORE,
  Michael; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: uma visão integrada.
  São Paulo: Thomson, 2007. 
PALLOFF, Rena;
  PRATT, Keith. O aluno virtual: um guia para trabalhar com
  estudantes on-line. Porto Alegre: Artmed, 2004. 
SILVA, Marco
  (org). Educação online. São Paulo: Loyola, 2003. 
SILVA, Marco. Sala
  de aula interativa. São Paulo: Loyola, 2010. 
SILVA, Marco;
  SANTOS, Edméa. Avaliação da aprendizagem em educação online. São
  Paulo: Loyola, 2006. | 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário