Universidade Federal de Alagoas
Curso de Pedagogia
Professor:
Dr. Luis Paulo Leopoldo Mercado – luispaulomercado@gmail.com
Blog
da Disciplina: http://introdeadufal.blogspot.com.br/
Disciplina
|
Código
|
C.Horária
|
Ano/Turma
|
Introdução à Educação a Distância
|
PEDL030
|
40 h
|
2016.2
|
Ementa
|
Estudo da legislação, importância,
perspectivas, dificuldades desafios na prática educativa, na modalidade à
distância. Interatividade na aprendizagem e na formação de professores nos
diferentes AVA. Discute modelos de educação
a distância (EAD), fundamentos e metodologia, estrutura, organização e
funcionamento de sistemas de EAD. Aprendizagem e docência online. A disciplina busca formar usuários para
atuar em EAD a partir da própria ação no ambiente virtual o qual exige:
desenvolver habilidades no domínio de ferramentas do AVA. A formação parte da
necessidade de se incentivar o uso pedagógico de ferramentas computacionais
disponíveis no AVA, permitindo melhor aproveitamento e favorecendo a
interação entre estudantes usuários.
|
Objetivos
|
- Introduzir os estudantes na EAD nos seus temas principais.
- Analisar as
mudanças inovadoras que estão sendo produzidas nos espaços educativos e nos
processos de ensino e aprendizagem com a EAD e seus efeitos.
- Analisar a
legislação que regulamenta a EAD no Brasil.
- Refletir sobre a importância da EAD e como estudar nessa modalidade.
- Explorar as possibilidades das ferramentas de informação e
comunicação para a EAD.
- Conhecer as especificidades da EAD.
- Analisar e estudar num curso a distância.
- Entender como
se processa a aprendizagem online por meio de comunidades virtuais de
aprendizagem.
|
Unidade
|
Conteúdo Programático
|
Unidade 1–
Fundamentos da EAD
|
Importância
da EAD no cenário educacional atual. Conceitos básicos da EAD.
Características da EAD Online. Componentes da EAD. Pressupostos básicos para
uma EAD de Qualidade. Implementação da EAD. Experiências Brasileiras de EAD
|
Unidade 2 –
Estrutura, Funcionamento e TIC na EAD
|
Estrutura
da EAD. Funcionamento da EAD. AVA. Interatividade em Cursos Online.
Ferramentas de Interação na Educação Online. Estratégias de construção
cooperativa do conhecimento.
|
Unidade 3 –
Tutoria e Avaliação na EAD
|
Professor,
Tutor e Estudante na EAD. Tutoria na EAD. Situações de orientação e atuação
do tutor num curso de EAD. Estratégias de tutoria. Qualidades essenciais no
tutor. Papel do tutor na Interação Online. Possibilidades avaliativas
oferecidas na EAD. Critérios utilizados no processo de avaliação na EAD. O
papel do avaliador e do avaliado na EAD.
|
Metodologia
|
Aulas
presenciais – apresentação
geral sobre a disciplina, exposições das atividades e metodologia de trabalho
e Aulas a distância - estudo de módulos de EAD, atividades propostas e
leituras recomendadas. Atividades de
pesquisa na Internet envolvendo a análise de experiências e estudos enfocando
aprendizagem na EAD. Estudo dos textos e atividades apresentadas, permitindo
uma visão pessoal das leituras realizadas. Utilização do AVA Moodle como
apoio as aulas a distância, funcionando como referência ao processo em
desenvolvimento, expansão do espaço-tempo da aula e local de vivência de
interação e mediação à distância.
|
Cronograma
das Atividades
|
||
Data
|
Conteúdos
|
|
16 Jan
|
Apresentação da proposta da disciplina e metodologia de trabalho.
|
|
23 Jan
|
Importância, conceitos e características.
|
|
30 Jan
|
Implementação e experiências de EAD.
|
|
06 Fev
|
Elementos constituintes da EAD.
|
|
13 Fev
|
Ambiente Virtual de Aprendizagem.
|
|
20 Fev
|
Ferramentas de Interação na Educação Online.
|
|
06 Mar
|
Exploração de curso a distância no AVA Moodle.
|
|
13 Mar
|
Exploração de curso a distância no AVA Moodle.
|
|
20 Mar
|
Exploração de curso a distância no AVA Moodle.
|
|
27 Mar
|
Estratégias de Construção Cooperativa do Conhecimento.
|
|
03 Abr
|
Professor, Tutor e Estudante da EAD.
|
|
17 Abr
|
Estratégias de Tutoria presencial e a distância.
|
|
24 Abr
|
Produção de Material Didático para EAD.
|
|
08 Mai
|
Avaliação na EAD: recursos avaliativos na educação online.
|
|
15 Mai
|
Avaliação Final da Disciplina.
|
|
22 Mai
|
Reavaliação
|
|
29 Mai
|
Prova Final
|
Avaliação
|
Avaliação processual - qualidade das atividades
entregues e prova final. Participação e qualidade nas interações realizadas
por meio das ferramentas disponíveis no AVA Moodle, implicando numa participação
contínua do estudante em todos estes momentos. Serão solicitados trabalhos
individuais, em duplas e grupos, com textos/atividades de referência para
discussão. Nos trabalhos em grupo serão observados os seguintes critérios:
capacidade da gestão do grupo, criatividade, conteúdo, organização,
responsabilidade na sua preparação e apresentação e os prazos de entrega. A avaliação levará em consideração: a
realização e entrega das atividades solicitadas ao final da disciplina,
dentro dos prazos.
|
Bibliografia Básica
|
BATES, A. W. (Tony). Educar na era digital: design, ensino
e aprendizagem. São Paulo: Artesanato Educacional, 2016.
COLL, César;
MONEREO, Carles e colaboradores. Psicologia da educação virtual: aprender
e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre:
Artmed, 2010.
LITTO, Fredric
Michael; FORMIGA, Manuel Marcos Maciel. Educação a distância: o estado
da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
MESQUITA,
Deleni; PIVA JUNIOR, Dilermando; GARA, Elizabete B. Ambiente virtual de
aprendizagem: conceitos, normas, procedimentos e prática pedagógica no
ensino a distância. São Paulo: Érica, 2014.
MOORE,
Michael; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: uma visão integrada.
São Paulo: Thomson, 2007.
PALLOFF, Rena;
PRATT, Keith. O aluno virtual: um guia para trabalhar com
estudantes on-line. Porto Alegre: Artmed, 2004.
SILVA, Marco
(org). Educação online. São Paulo: Loyola, 2003.
SILVA, Marco. Sala
de aula interativa. São Paulo: Loyola, 2010.
SILVA, Marco;
SANTOS, Edméa. Avaliação da aprendizagem em educação online. São
Paulo: Loyola, 2006.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário