Plano de Curso

Universidade Federal de Alagoas
Curso de Pedagogia

Professor: Dr. Luis Paulo Leopoldo Mercado – luispaulomercado@gmail.com

Disciplina
Código
C.Horária
Ano/Turma
Introdução à Educação a Distância

PEDL030
40 h
2016.2

Ementa
Estudo da legislação, importância, perspectivas, dificuldades desafios na prática educativa, na modalidade à distância. Interatividade na aprendizagem e na formação de professores nos diferentes AVA. Discute modelos de educação a distância (EAD), fundamentos e metodologia, estrutura, organização e funcionamento de sistemas de EAD. Aprendizagem e docência online. A disciplina busca formar usuários para atuar em EAD a partir da própria ação no ambiente virtual o qual exige: desenvolver habilidades no domínio de ferramentas do AVA. A formação parte da necessidade de se incentivar o uso pedagógico de ferramentas computacionais disponíveis no AVA, permitindo melhor aproveitamento e favorecendo a interação entre estudantes usuários.  

Objetivos
- Introduzir os estudantes na EAD nos seus temas principais.
- Analisar as mudanças inovadoras que estão sendo produzidas nos espaços educativos e nos processos de ensino e aprendizagem com a EAD e seus efeitos.
- Analisar a legislação que regulamenta a EAD no Brasil.
- Refletir sobre a importância da EAD e como estudar nessa modalidade.
- Explorar as possibilidades das ferramentas de informação e comunicação para a EAD.
- Conhecer as especificidades da EAD.
- Analisar e estudar num curso a distância.
- Entender como se processa a aprendizagem online por meio de comunidades virtuais de aprendizagem.

Unidade
Conteúdo Programático
Unidade 1– Fundamentos da EAD

Importância da EAD no cenário educacional atual. Conceitos básicos da EAD. Características da EAD Online. Componentes da EAD. Pressupostos básicos para uma EAD de Qualidade. Implementação da EAD. Experiências Brasileiras de EAD
Unidade 2 – Estrutura, Funcionamento e TIC na EAD
Estrutura da EAD. Funcionamento da EAD. AVA. Interatividade em Cursos Online. Ferramentas de Interação na Educação Online. Estratégias de construção cooperativa do conhecimento.

Unidade 3 – Tutoria e Avaliação na EAD


Professor, Tutor e Estudante na EAD. Tutoria na EAD. Situações de orientação e atuação do tutor num curso de EAD. Estratégias de tutoria. Qualidades essenciais no tutor. Papel do tutor na Interação Online. Possibilidades avaliativas oferecidas na EAD. Critérios utilizados no processo de avaliação na EAD. O papel do avaliador e do avaliado na EAD.

Metodologia
Aulas presenciais – apresentação geral sobre a disciplina, exposições das atividades e metodologia de trabalho e Aulas a distância - estudo de módulos de EAD, atividades propostas e leituras  recomendadas. Atividades de pesquisa na Internet envolvendo a análise de experiências e estudos enfocando aprendizagem na EAD. Estudo dos textos e atividades apresentadas, permitindo uma visão pessoal das leituras realizadas. Utilização do AVA Moodle como apoio as aulas a distância, funcionando como referência ao processo em desenvolvimento, expansão do espaço-tempo da aula e local de vivência de interação e mediação à distância.

Cronograma das Atividades
Data
Conteúdos
16 Jan
Apresentação da proposta da disciplina e metodologia de trabalho.
23 Jan
Importância, conceitos e características.
30 Jan
Implementação e experiências de EAD.
06 Fev
Elementos constituintes da EAD.
13 Fev
Ambiente Virtual de Aprendizagem.
20 Fev
Ferramentas de Interação na Educação Online.
06 Mar
Exploração de curso a distância no AVA Moodle.
13 Mar
Exploração de curso a distância no AVA Moodle.
20 Mar
Exploração de curso a distância no AVA Moodle.
27 Mar
Estratégias de Construção Cooperativa do Conhecimento.
03 Abr
Professor, Tutor e Estudante da EAD.
17 Abr
Estratégias de Tutoria presencial e a distância.
24 Abr
Produção de Material Didático para EAD.
08 Mai
Avaliação na EAD: recursos avaliativos na educação online.
15 Mai
Avaliação Final da Disciplina.
22 Mai
Reavaliação
29 Mai
Prova Final

Avaliação
Avaliação processual - qualidade das atividades entregues e prova final. Participação e qualidade nas interações realizadas por meio das ferramentas disponíveis no AVA Moodle, implicando numa participação contínua do estudante em todos estes momentos. Serão solicitados trabalhos individuais, em duplas e grupos, com textos/atividades de referência para discussão. Nos trabalhos em grupo serão observados os seguintes critérios: capacidade da gestão do grupo, criatividade, conteúdo, organização, responsabilidade na sua preparação e apresentação e os prazos de entrega. A avaliação levará em consideração: a realização e entrega das atividades solicitadas ao final da disciplina, dentro dos prazos.


Bibliografia Básica

BATES, A. W. (Tony). Educar na era digital: design, ensino e aprendizagem. São Paulo: Artesanato Educacional, 2016.
COLL, César; MONEREO, Carles e colaboradores. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.
LITTO, Fredric Michael; FORMIGA, Manuel Marcos Maciel. Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
MESQUITA, Deleni; PIVA JUNIOR, Dilermando; GARA, Elizabete B. Ambiente virtual de aprendizagem: conceitos, normas, procedimentos e prática pedagógica no ensino a distância. São Paulo: Érica, 2014.
MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Thomson, 2007.
PALLOFF, Rena; PRATT, Keith. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line. Porto Alegre: Artmed, 2004.
SILVA, Marco (org). Educação online. São Paulo: Loyola, 2003.
SILVA, Marco. Sala de aula interativa. São Paulo: Loyola, 2010.
SILVA, Marco; SANTOS, Edméa. Avaliação da aprendizagem em educação online. São Paulo: Loyola, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário