Após a exploração dos módulos do Curso Formação de Professores para a Docência Online, disponível no Moodle Sala de Aula Interativa: http://saladeaulainterativa.pro.br/moodle/course/view.php?id=11
Módulo 2 -
Políticas de Educação e Comunicação - Bianca e Giselle
Módulo 3 -
Psicologia da Aprendizagem - Maria do Carmo e Marcelina
Módulo 4 - Educação e Comunicação Interativas - Kécia
Módulo 4 - Educação e Comunicação Interativas - Kécia
Módulo 5 -
A Internet e suas Interfaces – Rafaelle
Módulo 6 -
Ambientes Virtuais de Aprendizagem – Anderson
Módulo 7 -
Multimídia e Educação - José Cláudio e Milena
Módulo 8 -
Cartografia Cognitiva e Investigativa – Francisco
Elabore o
plano de Tutoria para o mesmo de acordo com o modelo entregue em sala.
Olá,
ResponderExcluirEssa disciplina notoriamente apresenta ferramentas as quais norteia o aprendizado. Haja vista a organização dos assuntos e os acessos de forma prática apesar dessa plataforma (http://saladeaulainterativa.pro.br/ Pesquisa interinstitucional: Formação de professores para a docência online ser) datar 2008 como o ano de sua utilização não tornou-se obsoleta.
Ficamos com o Módulo 7 - Multimídia e Educação O qual tem um performance muito interessante desde as saudações ao Material de Apoio do Módulo.
Equipe: Claudio e Milena
Vamos ao Plano...
ResponderExcluirMÓDULO 5 - RAFAELLE LIMA
ResponderExcluir1. CONHECER O CONTEÚDO E COMO O MESMO FOI ORGANIZADO E APRESENTADO;
O Conteúdo está pautado na temática “A internet e suas interfaces”. Com a proposta é conhecermos as principais interfaces, socializando e aprofundando as experiências , com o intuito de as usarmos nas nossas práticas online. Aqui, o conteúdo está organizado em duas unidades que proporcionará a produção de textos coletivos com a utilização das wikis (onde diversas pessoas podem contribuir, um ambiente muito rico em sua funcionalidade).
Cada uma das unidades do módulo foi planejado para duas semanas cada uma das unidades, durante o mês de setembro de 2008. Este módulo possui uma ementa, no qual é possível conhecer cada encaminhamento do curso online, como se pode perceber abaixo:
EMENTA
A hipermídia como agregadora de novas interfaces na educação online. A prática pedagógica em ambientes virtuais de aprendizagem através de estratégias didáticas online. Possibilidades de utilização das interfaces da Internet na educação online, como aulas em comunidades de aprendizagem no Orkut, a aula pesquisa em bibliotecas virtuais, autoria coletiva na Wikipédia, mapas cognitivos, publicações online, objetos virtuais de aprendizagem, viagens virtuais e mapas online, jogos online, histórias em quadrinhos, aulas visuais no Youtube, e simulações no Second Life.
2.RECURSOS UTILIZADOS:
Livro 1 - Interfaces de Pesquisa, Comunicação e Socialização; Chats (“Happy Hour”, EducaçãoWiki); FórumWiki; OrkutWiki; BlogWiki; YoutubeWiki; Second LifeWiki; Jogos OnlineWiki; Wiki e editor de texto; Diário: interfaces; Portfólios, etc.
METODOLOGIA
A prática de trabalho desse módulo envolve atividades práticas interativas, com construções colaborativas de textos na interface wiki envolvendo todos os participantes do curso. Cada unidade tem seu roteiro de atividades, com leitura do livro base, leituras complementares, vídeos, encontros assíncronos nos fóruns.
MÓDULO 5 - RAFAELLE LIMA
ResponderExcluir3. ATIVIDADES PROPOSTAS:
Este módulo:
Compreende as possibilidades curriculares da utilização das interfaces tecnológicas na docência online;
Requer mudança de postura do professor e no comportamento da universidade, que vai desde a sua concepção de aprendizagem, passando pela formação do professor, até a adaptação dos seus conceitos ao novo modelo de educação.
Apresenta algumas possibilidades de utilização das interfaces da Internet na educação online, como comunidades de aprendizagem no Orkut, pesquisa em bibliotecas virtuais, autoria coletiva na Wiki, publicações online, webmapas, jogos online, aulas visuais no Youtube, e simulações no Second Life.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Unidade 1 – Interfaces de Pesquisa, Comunicação e Socialização na Internet: chat, fórum de discssao, Orkut, blog, You tube, second life, jogos online, wiki e editores coletivos de textos, publicações online, museus virtuais e webquest.
Unidade 2 – Estratégias Didáticas Online: encontro online, desafio colaborativo, seminário virtual, debate online, avaliação, orientação e tutoria online, pesquisa, estudo de caso, diário virtual, entrevistas e histórias de vida, histórias interativas, caixa do tesouro, webquest.
4. OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
Desenvolver a docência através das portarias virtuais de aprendizagens, ao elaborar projetos educacionais voltados ao espaço online, da utilização das mídias e habilidades para utilização das tecnologias na construção do conhecimento.
OBJETIVOS
1. Explorar as possibilidades das interfaces da Internet em relação à construção do conhecimento na educação online, desenvolvendo habilidades para utilização destas tecnologias.
2. Selecionar com critérios educativos e experimentar e didaticamente as interfaces didáticas disponíveis na educação online.
3. Desenvolver habilidades no domínio das interfaces do ambiente virtual, planejar atividades a distância e realizar a mediação pedagógica.
4. Incentivar o uso pedagógico de interfaces disponíveis na Internet e nos AVA, permitindo melhor aproveitamento destas e favorecendo a interação entre alunos e professores e entre alunos.
5. AVALIAÇÃO
Processual, continua e formativa. Com base em atividades voltadas ao módulo, aferindo auto-avaliação de quem o utilizou.
Participação do aluno nas atividades do módulo, trabalhos realizados em colaboração. A avaliação das atividades se dará em módulo específico. A avaliação do módulo com críticas e sugestões serão postadas no fórum Avaliação do Módulo 5, de todos os módulos deste projeto.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirProfessor Boa tarde, enviei meu plano de tutoria para o seu email, por gentiliza acuse recebimento. Grato.
ResponderExcluirMÓDULOS 6 AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
ResponderExcluirConhecer o conteúdo e como o mesmo foi organizado e apresentado;
O Módulo 6 “Ambientes virtuais de aprendizagem” é dividido em 2 unidades e possui carga horária de 30 horas. 7 horas semanais
Recursos utilizados;
Eles organizaram alguns tutoriais; alguns sites; cursos.
Atividades propostas;
Espaço de testes disponibilizado para que os participantes testem o Moodle no perfil
Objetivos de aprendizagem;
Tem como objetivos fazer os sujeitos teorizarem sobre ambientes virtuais de aprendizagem conhecendo e utilizando a interface Modlle no gerenciamento e edição de cursos online. Além de possibilitar Vivencia nas interações síncronas e assíncronas no ambiente de aprendizagem Moodle.
Avaliação do módulo.
Vimos que a avaliação foi composta por 3 itens: Participação no fórum; Atividade de pesquisa e construção de texto; Experimentação no espaço de testes, com a execução do roteiro da oficina online.
Unidade 1
Educação no contexto da cibercultura
Dessa forma, o grande desafio da educação online não está centrado unicamente na disponibilização de ambientes e interfaces gratuitas para utilização nos diferentes espaços educativos, e sim na compreensão desses artefatos como potencializadores de práticas pedagógicas inovadoras que permitam aos aprendizes interações e co-autoria na construção do conhecimento e no seu próprio processo de aprendizagem.
O ciberespaço e seus espaços de aprendizagem
Atualmente estão proliferando no ciberespaço as chamadas comunidades virtuais, a exemplo do Orkut, que também podem ser interpretado como AVA. Em sua definição mais ampla, as comunidades virtuais “agregam pessoas com interesses comuns no ciberespaço. Elas conquistam espaços, basicamente na web, e permitem oferecer um suporte afetivo e emocional aos participantes distantes geograficamente (...)” (MATUZAWA, 2001). Bonilla (2005) entende a comunidade virtual como uma comunidade que existe sem estar presa ao tempo e ao espaço; que se organiza (através da rede) a partir de interesses ou problemas comuns.
Atividade de Discussão teórica.
Colaboração e autonomia
A vida por si só exige que sejamos autônomos, mas essa autonomia é sempre socialmente dependente, porquanto deva ser dialógica, interativa, colaborativa.
A produção coletiva
Todos aprendem por rede de colaboração.
Promovendo a Aprendizagem colaborativa
Colocar nas instituições educacionais os recursos tecnológicos colaborativos é uma das formas de contribuir para a formação do ser social transformador, possibilitando e estimulando o desenvolvimento das características colaborativas do homem, favorecendo a criação, a autonomia, a autoria e a co-autoria dos alunos, transgredindo as práticas individualistas.
Atividade de pesquisa e produção textual
Com o objetivo de aprofundar nossos estudos em relação aos Ambientes Virtuais de Aprendizagem na Educação.
Experimentando no Moodle
Navegar pelo Moodle como perfil tutor.
Unidade 2
Nessa unidade temos orientações para o manuseio da ferramenta Moodle.
Oficina de Moodle online
Vejam alguns links interessantes para saber mais:
Visite o site oficial do Moodle Org: http://moodle.org/
Veja o Manual do Moodle para o perfil de professor do Moodle UFBA (versão 1.5): http://www.moodle.ufba.br/mod/resource/view.php?id=9425
Veja o Guia de Funcionalidades no Moodle Ufba (versão 1.5): http://www.moodle.ufba.br/course/view.php?id=30
Veja o Tutorial de Demonstração do Moodle no Moodle Ufba (versão 1.6): http://www.moodle.ufba.br/course/view.php?id=8783
Veja a documentação para professores no Moodle Org (em inglês): http://docs.moodle.org/en/Teacher_documentation
Experimente a última versão do Moodle no Moodle Org: http://demo.moodle.org/
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