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Módulo 2 - Políticas de Educação e Comunicação - Bianca e Giselle
Módulo 3 - Psicologia da Aprendizagem - Maria do Carmo e Marcelina
Módulo 4 - Educação e Comunicação Interativas - Kécia
Módulo 5 - A Internet e suas Interfaces - Rafaelle
Módulo 6 - Ambientes Virtuais de Aprendizagem - Anderson
Módulo 7 - Multimídia e Educação - José Cláudio e Milena
Módulo 8 - Cartografia Cognitiva e Investigativa - Francisco
a. Conhecer o conteúdo e como o mesmo foi organizado e apresentado;
b. Recursos utilizado;
c. Atividades propostas;
d. Objetivos de aprendizagem;
e. Avaliação do módulo.
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Módulo 3 - Psicologia da Aprendizagem - Maria do Carmo e Marcelina
Módulo 4 - Educação e Comunicação Interativas - Kécia
Módulo 5 - A Internet e suas Interfaces - Rafaelle
Módulo 6 - Ambientes Virtuais de Aprendizagem - Anderson
Módulo 7 - Multimídia e Educação - José Cláudio e Milena
Módulo 8 - Cartografia Cognitiva e Investigativa - Francisco
a. Conhecer o conteúdo e como o mesmo foi organizado e apresentado;
b. Recursos utilizado;
c. Atividades propostas;
d. Objetivos de aprendizagem;
e. Avaliação do módulo.
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DUPLA: MARCELINA DOS SANTOS / MARIA DO CARMO DOS SANTOS MOURA
ResponderExcluirMÓDULO 3
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
Ementa: teoria sócio-histórica da aprendizagem e suas implicações na cibercultura. Uso do computador e da internet como instrumentos culturais de aprendizagem. Pressupostos teóricos e metodológicos do sócio-interacionismo, da aprendizagem significativa e da ecologia cognitiva.
O módulo 3 psicologia da aprendizagem foi organizado em 3 unidades
Unidade 1
Aprendizagem: Conceitos básicos, componentes e características da aprendizagem
• O que é aprendizagem? Como aprendemos?
• A psicologia e a educação.
• A aprendizagem: Variados conceitos e enfoques.
• Instancias da aprendizagem.
• Paradigma teóricos do estudo da aprendizagem.
• Paradigma objetivista.
• Paradigma subjetivista.
• Paradigma histórico-critico.
• Características de aprendizagem.
• Fatores determinantes de aprendizagem.
• Aprendizagem em ambientes virtuais.
Unidade 2
O cognitivismo- clássico: o interacionismo construtivista de Piaget e o sócio interacionismo de Vygostsky. A aprendizagem interativa e colaborativa em ambiente virtuais.
• Introdução- O que é cognitivismo?
• Aprendizagem colaborativa
Unidade 3
Aprendizagem e formação de conceitos no ciberespaço: Verguald e a gênesi dos campos conceituais;
• A “teoria do protótipo” de Eleanor Rosch; A “ecologia cognitiva” de Pierre Lévy.
• Introdução -- O que são conceitos?
• Verguald e a gênese dos campos conceituais.
• Eleanor Rosch e a “ teoria de protótipo”
• A “ecologia cognitiva” de Pierre Lévy.
• Aprendizagem e formação de conceitos no ciberespaço.
Recursos utilizados: Fórum, chats, atividades, material impresso, portfólio, testes, etc.
Atividades propostas:
Unidade 1 Aprendizagem: Conceitos básicos, Componentes e características de aprendizagem.
• Construção de um hipertexto base para cada unidade, que seria livro, hipertexto—interface de moodle.
• Documento em word.
• Brincando de labirinto( espécie de um jogo, só que no AVA, esse labirinto acontecerá com discussões no fórum sobre o assunto desse módulo.
• Criação de um portfólio online “Avaliando a aprendizagem”.
Unidade 2 Cognitivismo clássico—interacionismo construtivista.
• Co-criando o hipertexto da unidade.
• Livro hipertexto—interface do moodle.
• Documento em word ( texto para fácil impressão).
• Sugerir links para objetos digitais.
• Sugerir sinalizações e provocações, para reflexões, novas leituras,Questões para o fórum.
• Entrevistas com Piaget e Vygotisky / simular uma entrevistas entre eles, sobre uma charge levando em consideração teoria do interacionismo.
• Criação do primeiro chat do módulo 3 e usando a ferramenta assíncronas.
Unidade 3 Aprendizagem e formação de conceitos no ciberespaço.
• Co-criando o hipertexto da unidade.
• Livro hipertexto-interface do moodle.
• Documento em pdf.
• Sugerir links para objetos digitais.
• Sugerir sinalizações e provocações para reflexões.
• Construção do portfólio” Avaliando a aprendizagem”
Objetivos da aprendizagem:
• Aprender e desenvolver a docência em ambientes virtuais de aprendizagens.
• Construir projetos educacionais para ambiente online de aprendizagem a partir do desenho didático interativo, da utilização de interface de comunicação, de conteúdo multimídia e objetos de aprendizagem.
Avaliação do módulo.
• Auto-avaliação.
• Avaliação formativa, que se diferencia em três tópicos:
a) Desenho didático
b) docência (mediação pedagógica dos professores).
c) Discência (Autoria e co-autoria na construção da aprendizagem e da prática pedagógica).
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirEssa disciplina notoriamente apresenta ferramentas as quais norteia o aprendizado. Haja vista a organização dos assuntos e os acessos de forma prática apesar dessa plataforma (http://saladeaulainterativa.pro.br/ Pesquisa interinstitucional: Formação de professores para a docência online ser) datar 2008 como o ano de sua utilização não se tornou obsoleta.
Módulo 7 - Multimídia e Educação
(José Cláudio e Milena Melo Costa)
A. Conhecer o conteúdo e como o mesmo foi organizado e apresentado:
O módulo 7 tem como ementa: Multimídia na Internet e em ambientes online de aprendizagem. Convergências de mídias na Internet. As múltiplas linguagens da Cibercultura. O Hipertexto. Mídia e Mediação pedagógica. Exploração de objetos de aprendizagem para ambientes online.
O módulo possui 5 ícones sendo eles: um de boas-vindas, conheça mais um pouco de Salvador, o Planejamento e cronograma do modulo, um fórum de avisos e um glossário interativo multimidiático nos quais encontramos avisos e o compartilhamento de temática voltada multimídia e educação sucessivamente.
O módulo ainda possui 3 unidades sendo elas:
Unidade 1 Cibercultura e Educação na convergência da era digital
Unidade 2 Multimídia na internet e em ambientes online de aprendizagem
Unidade 3 Mídia e Mediações Pedagógicas
Cada unidade disponibiliza um livro e diante do material são proposta algumas atividades.
O módulo ainda possui uma midiateca e Material de Apoio.
B. Recursos utilizado;
Fóruns, o Chat, e links wiki.
C. Atividades propostas;
Fórum 1: Educação e os desafios da sociedade em Rede
Tema: Provocando e agregando
Onde é proposta uma discussão acerca dos desafios que a sociedade em rede apresenta para sociedade de maneira geral e, para a escola em especial.
Foram propostas nesta atividade 3 questões.
Fórum 2: Hipermídia e Hipertexto na sociedade contemporânea
Tema: Do texto ao Hipertexto: o que mudou?
Onde é proposta uma discussão sobre multimídia, educação, hipermídia e hipertexto diante do que foi lido no livro disponibilizado nesta unidade.
Fórum 3: Conversando sobre mediação pedagógica e os usos das mídias
Tema: Formação de professores para o uso da multimídia
Este Fórum vai contemplar o Tema Mídias, Meios e Mediação Pedagógica. Neste fórum foi apresentada uma citação de (OROSCO,1999, in OROFINO, p.66) e diante desta citação foram propostas 3 questões tendo como base o livro que foi disponibilizado nesta unidade e a citação.
D. Objetivos de aprendizagem;
Um dos principais objetivos desse módulo é mostrar como o meio tecnológico moderno e a convergência cada vez maior entre as mídias no nosso cotidiano exercem impacto na educação e nas formas de pensar e agir dos discentes e docentes no espaço escola e na sociedade de maneira geral. Analisar e refletir os desafios da sociedade em rede e seus reflexos nas subjetividades docentes e discentes; definir os impactos dos avanços tecnológicos nas práticas sociais bem como nas relações de aprendizagem; discutir uma formação docente para a utilização das mídias digitais na educação. Entre outros objetivos que estão disponíveis no planejamento e cronograma do módulo.
E. Avaliação do módulo
O módulo possui uma performance muito interessante desde as saudações ao Material de Apoio.
A avaliação deste modulo será desenvolvida de forma processual, considerando a participação de todos nas discussões síncronas (chats) e assíncronas (fóruns). Além do fórum Avaliativo para que os alunos possam postar suas opiniões e contribuições acerca do módulo.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
ResponderExcluirCENTRO DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA
FRANCISCO TENÓRIO DA SILVA
TEMA: CARTOGRAFIA COGNITIVA E INVESTIGATIVA.
O curso é uma oficina online sobre a Cartografia Cognitiva e Investigativa, com uma carga horaria de 30 horas aulas. O curso apresenta uma ementa sobre O uso de software e técnicas de cartografia na pesquisa e pratica pedagógica. As técnicas dos mapas mentais e webmapas com uso de software gratuitos da internet.
O curso está dividido em quatro unidades:
Na unidade 1: Aprendizagem Significativa (Bases Teóricas - teoria cognitiva de aprendizagem significativa de David Ausubel);
Na unidade 2: Mapas conceituais;
Na unidade 3: Software de cartografia cognitiva (utilização de Software Gratuito);
Na unidade 4: Técnicas de mapeamento da informação e Softwares gratuitos de cartografia cognitiva.
O objetivo geral da oficina é compreender a Cartografia Cognitiva como dispositivo de construção do conhecimento e de aprendizagem significativa e as técnicas de mapeamento da informação por meio da utilização de software gratuito.
Os recursos utilizados para oficinas: foram vários textos científicos, modelos de mapas conceituais, documentários para análise, e diversos links na produção de mapas conceituais.
As atividades propostas: Produção de um artigo coletivo, participação nos fóruns, produção de mapas conceituais, e elaborar um softwares de cartografia cognitiva no Cmap Tools.
O modelo de avaliação é processual e formativo onde alunos através do processo de aprendizagem significativa e também a sua produção dos mapas conceituais.
GISELLE E BIANCA
ResponderExcluirEXPLORANDO UM CURSO ON LINE
1. CONHECENDO O CONTEÚDO E COMO O MESMO FOI ORGANIZADO E APRESENTADO
O conteúdo do módulo 2 - Políticas de Educação e Comunicação no Brasil contempla as políticas e legislações atuais nas áreas da Educação e da Comunicação, que norteiam o uso do computador, das mídias digitais, da EAD, da TV digital e o acesso à rede utilizados nos programas do SEED/MEC.
O conteúdo encontra-se organizado em três unidades que serão trabalhadas num total de 20 horas (quatro semanas).
A Unidade I – aborda a evolução do uso de computadores na educação brasileira; a Unidade II – aborda o tema sobre a Integração de tecnologias e mídias na educação e a Unidade III – aborda questões sobre as perspectivas e desafios existentes neste contexto.
Para tanto, os conteúdos são apresentados através de vídeos, links com indicações bibliográficas, disponibilização de livro digital para impressão e websites com materiais de apoio.
2. RECURSOS UTILIZADOS
O módulo 2 no que diz respeito ao processo ensino-aprendizagem, dentro da proposta apresentada a qual sugere a – interatividade e colaboração, traz os seguintes recursos: os Fóruns, as salas de Bate-papo (como o espaço Café e Compartilhando Ideias), o Glossário (de construção coletiva e colaborativa), Chats (com discussões e compartilhamento de novas informações sobre o conteúdos trabalhados), a Agenda (para organização e acompanhamento das atividades realizadas e á serem realizadas), Galeria (destinada a postagem de trabalhos produzidos pelos alunos com os mais diversos recursos audiovisuais tecnológicos como: power point, vídeos, áudios, sites, documentos, entre outros) e Vídeos (vídeos com exposição de conteúdos e /ou de produção colaborativa pelos alunos).
Sendo, no entanto, os Fóruns o espaço de maior destaque na questão de interação.
3. ATIVIDADES PROPOSTAS
ResponderExcluirAo longo de todo o módulo 2 são trabalhadas seis atividades. Sendo duas em cada uma das três unidades existentes neste módulo.
Na Unidade I, das atividades solicitadas, a primeira é de realização individual e tida como base de dados. Solicita aos alunos a construção de uma linha do tempo, com base em suas vivências na EAD tendo como orientação um roteiro de perguntas já pré-definidas. Finalizada a linha do tempo o aluno deverá compartilhar a sua produção num espaço já determinado e denominado de “Galeria”, no qual poderão ser visualizados os trabalhos e também comentados.
A segunda atividade é desenvolvida num fórum sobre a TIC na educação e o sonho da BMW, neste são sugeridos dois artigos disponibilizados em links e um vídeo também com endereço eletrônico, os quais deverão ser lidos e visualizados pelos alunos, que em seguida deverão refletir sobre o aprendido e responder a uma provocação sugerida na atividade. Com base nas leituras, no vídeo e nas reflexões os alunos deverão debater sobre a questão de que: Não estaríamos nós reproduzindo na educação mediatizada por tecnologias o caso da BMW vermelha?
Na Unidade II a primeira atividade deverá ser desenvolvida pelos alunos num fórum sobre a questão do uso de um computador por aluno. Aqui os alunos deverão comentar sobre as potencialidades, limitações e possíveis mudanças propiciadas pelo uso de computadores portáteis á educação nas mais diversas perspectivas: da comunidade, de professores, das famílias, dos alunos e na EAD.
Para trazer maiores informações e acréscimo de conteúdos, são sugeridos alguns links de websites de informação, e o endereço eletrônico de um vídeo do governo federal sobre o projeto UCA.
Nesta atividade os alunos deverão visualizar os links propostos e com base nestes tecer seus comentários e interagir com os comentários dos colegas.
A segunda atividade é uma base de dados dentro de um fórum (Galeria) sobre iniciativas governamentais. Aqui são sugeridos alguns projetos desenvolvidos pela Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação. Os alunos após visualizarem os projetos propostos ou outros dos quais tenham conhecimento, deverão indicar um para que seja analisado do ponto de vista do impacto na educação, contextualização, participantes e tecnologias em uso para compartilhar e debater sobre avanços, limites e possíveis contribuições à integração de tecnologias à educação. Para instigar o debate são sugeridos alguns questionamentos para que, à medida que forem sendo respondidos pelos alunos, as inquietações possam aflorar, e assim dinamizar o diálogo no fórum.
Na Unidade III a primeira atividade é uma base de dados na qual os alunos deverão, com base em imagens do Parangolé e na leitura de um texto, ambos sugeridos através de um link, refletir sobre as suas próprias trajetórias de aprendizagem, suas atividades e sentimentos. Devendo em seguida, inserir sua reflexão e uma imagem no espaço “Galeria” para que possa ser visualizado e comentado pelos colegas e no qual também deverá fazer comentários sobre os outros trabalhos.
Já a segunda atividade desta unidade e última deste módulo está voltada para um fórum de debate com base em alguns vídeos que, deverão ser assistidos pelos alunos, para que possam refletir sobre o questionamento proposto a respeito das perspectivas e desafios existentes no uso da Metaversos na educação brasileira e portuguesa.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir4. OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
ResponderExcluirAo longo de todo o módulo 2, pode-se constatar que um dos principais objetivos propostos para a aprendizagem é que, através de um ambiente interativo e colaborativo, os alunos possam:
1. construir novos conhecimentos;
2. desenvolver uma rede de interações;
3. participar dos debates de maneira comunicativa;
4. vivenciar novas formas de aprendizagens no âmbito individual e coletivo;
5. refletir sobre o autoaprendizado e a contribuição da TIC neste processo.
5. AVALIAÇÃO DO MÓDULO
Neste quesito os participantes docentes e discentes são convidados a avaliar o desenho didático do módulo 2.
Aqui se pretende ir além de um simples diagnóstico, para avançar ao campo da avaliação formativa dado num processo interativo que busca analisar tanto o processo de docência como o de aprendizagem coletiva, de forma a proporcionar uma qualidade da formação.
Assim, são considerados três aspectos na avaliação do módulo2:
a) o desenho didático
aspecto no qual serão considerados a arquitetura do conteúdo e das situações de aprendizagem;
b) a docência
questões sobre a mediação pedagógica dos professores serão avaliados neste tópico;
c) a discência
o processo de autoria e co-autoria na construção da aprendizagem e da prática pedagógica
Kécia Regina da Silva- Módulo 4: Educação e comunicação interativas
ResponderExcluirEmenta: Teorias e práticas da interatividade. Pressupostos da interatividade na sala de aula online. A autoria do professor na co-criação da comunicação e do conhecimento. O módulo tem o objetivo de Compreender os pressupostos da teoria da interatividade, relacionando-os à docência on-line; Identificar e analisar teorias e expressões de interatividade nas esferas tecnológica, mercadológica e social; Diferenciar processos de ensino e de aprendizagem baseados na mídia de massa e na mídia digital; Definir indicadores de interatividade para a docência on-line; Experimentar a interface podcasting como recurso de interatividade no ambiente Moodle.
O módulo 4: Educação e comunicação interativas foi dividido em 3 Unidades onde são trabalhadas:
Unidade 1: A Pedagogia da transmissão ficou obsoleta
• Provocação inicial através de um vídeo;
• Leitura do texto base
• Visita a midiateca (sugestões de leituras)
• Atividade (Fórum)- Superando a Pedagogia da Transmissão.
Unidade 2: Interatividade: Mero modismo e um novo paradigma
• Atividade transversal
• Leitura do texto base (definindo interatividade)
• Atividade (fórum) : melhorias em interatividade
• Visita a midiateca (sugestões de leituras)
• Fórum: “Que é iteratividade?”
Unidade 3: A docência interativa online
• Roteiro para atividade transversal;
• Leitura do texto base da unidade 3;
• Escolha de uma das atividades para responder e socializar.
• Visita a midiateca para mais sugestões de leituras;
• Indicação para o chat online
O módulo 4 apresenta em sua midiateca uma variedade de livros que proporciona ao discente ampliar os conteúdos discutidos em cada Unidade.
• Livro 1- Insistindo em cibercultura; O que é Podcasting? O que são Liberação das emissões sonoras.
• Livro – A autoria do professor interativo: O ofício de ensinar
• Livro 3- Promover interatividade na educação presencial e online
• Livro Complementar: O que é Podscat?
Conteúdos complementares
• Saiba como gravar e publicar sua voz no Podscat do Moodle assistindo o tutorial em vídeo Media
• Saiba como se inscrever no podscat assistindo o tutorial em vídeomedia.
Olá,
ResponderExcluirEssa disciplina notoriamente apresenta ferramentas as quais norteia o aprendizado. Haja vista a organização dos assuntos e os acessos de forma prática apesar dessa plataforma (http://saladeaulainterativa.pro.br/ Pesquisa interinstitucional: Formação de professores para a docência online ser) datar 2008 como o ano de sua utilização não se tornou obsoleta.
Módulo 7 - Multimídia e Educação
(José Cláudio e Milena Melo Costa)
A. Conhecer o conteúdo e como o mesmo foi organizado e apresentado:
O módulo 7 tem como ementa: Multimídia na Internet e em ambientes online de aprendizagem. Convergências de mídias na Internet. As múltiplas linguagens da Cibercultura. O Hipertexto. Mídia e Mediação pedagógica. Exploração de objetos de aprendizagem para ambientes online.
O módulo possui 5 ícones sendo eles: um de boas-vindas, conheça mais um pouco de Salvador, o Planejamento e cronograma do modulo, um fórum de avisos e um glossário interativo multimidiático nos quais encontramos avisos e o compartilhamento de temática voltada multimídia e educação sucessivamente.
O módulo ainda possui 3 unidades sendo elas:
Unidade 1 Cibercultura e Educação na convergência da era digital
Unidade 2 Multimídia na internet e em ambientes online de aprendizagem
Unidade 3 Mídia e Mediações Pedagógicas
Cada unidade disponibiliza um livro e diante do material são proposta algumas atividades.
O módulo ainda possui uma midiateca e Material de Apoio.
B. Recursos utilizado;
Fóruns, o Chat, e links wiki.
C. Atividades propostas;
Fórum 1: Educação e os desafios da sociedade em Rede
Tema: Provocando e agregando
Onde é proposta uma discussão acerca dos desafios que a sociedade em rede apresenta para sociedade de maneira geral e, para a escola em especial.
Foram propostas nesta atividade 3 questões.
Fórum 2: Hipermídia e Hipertexto na sociedade contemporânea
Tema: Do texto ao Hipertexto: o que mudou?
Onde é proposta uma discussão sobre multimídia, educação, hipermídia e hipertexto diante do que foi lido no livro disponibilizado nesta unidade.
Fórum 3: Conversando sobre mediação pedagógica e os usos das mídias
Tema: Formação de professores para o uso da multimídia
Este Fórum vai contemplar o Tema Mídias, Meios e Mediação Pedagógica. Neste fórum foi apresentada uma citação de (OROSCO,1999, in OROFINO, p.66) e diante desta citação foram propostas 3 questões tendo como base o livro que foi disponibilizado nesta unidade e a citação.
D. Objetivos de aprendizagem;
Um dos principais objetivos desse módulo é mostrar como o meio tecnológico moderno e a convergência cada vez maior entre as mídias no nosso cotidiano exercem impacto na educação e nas formas de pensar e agir dos discentes e docentes no espaço escola e na sociedade de maneira geral. Analisar e refletir os desafios da sociedade em rede e seus reflexos nas subjetividades docentes e discentes; definir os impactos dos avanços tecnológicos nas práticas sociais bem como nas relações de aprendizagem; discutir uma formação docente para a utilização das mídias digitais na educação. Entre outros objetivos que estão disponíveis no planejamento e cronograma do módulo.
E. Avaliação do módulo
O módulo possui uma performance muito interessante desde as saudações ao Material de Apoio.
A avaliação deste modulo será desenvolvida de forma processual, considerando a participação de todos nas discussões síncronas (chats) e assíncronas (fóruns). Além do fórum Avaliativo para que os alunos possam postar suas opiniões e contribuições acerca do módulo