sexta-feira, 17 de março de 2017

Construção de Material Didático para Curso Online

Na educação online, o material didático assume papel extremamente importante por ser um dos principais recursos para viabilizar a interação entre professores e alunos, diferente da educação presencial, na qual professores e alunos dividem o mesmo tempo e espaço, permitindo a interação interpessoal e imediata no processo de ensino e aprendizagem. Este texto tem como objetivos apresentar o planejamento de material didático para educação online: concepção, elaboração e edição.



A elaboração de um curso online inclui o desenvolvimento de materiais didáticos e atividades de aprendizagem, o desenho da avaliação, a escolha dos recursos mais adequados segundo a metodologia utilizada.
Vamos construir materiais didáticos para uma disciplina denominada Espaços não Escolares de Atuação do(a) Pedagogo(a), carga horária de 90 horas, sendo 15 horas presenciais e 75 horas a distância. A disciplina envolve a exploração dos diversos espaços de atuação do(a) pedagogo(a), além do espaço escolar já bastante explorado nas diversas disciplinas teórico-práticas do curso.
A disciplina a ser construída tem como objetivos:
1. Refletir criticamente a prática como pedagogo(a), ampliando a visão do processo de aprendizagem;
2. Conhecer espaços de atuação do(a) pedagogo(a) além dos espaços escolares;
3. Caracterizar a função e importância do(a) pedagogo(a) nos espaços de aprendizagem;
4. Explorar a atuação interdisciplinar e as relações pedagógicas no hospital, nas Organizações Não Governamentais (ONG), nas Forças Armadas, nas empresas e nas IES.
A construção dos módulos será feita por cinco grupos, responsáveis por criar e organizar uma unidade da disciplina criada, com 15 horas cada:
Grupo 1 - Pedagogia Hospitalar - José Cláudio, Aline e Milena
Grupo 2 - Pedagogia nas Organizações Não Governamentais (ONG) 
                 Bianca e Giselle
Grupo 3. Pedagogia Empresarial - Maria do Carmo e Marcelina
Grupo 4 - Pedagogia nas Forças Armadas - Kécia e Francisco
Grupo 5. Pedagogia nas Instituições de Ensino Superior - Rafaelle e Anderson
Cada grupo disponibilizará os materiais produzidos no módulo apropriado da disciplina: introdução, objetivos, ferramentas de interação síncrona e assíncrona, exercícios e tarefas, trabalhos em grupos e individuais, pesquisas  e  a forma como serão feitas as avaliações  de cada módulo.
A elaboração da avaliação do módulo envolverá provas presenciais abertas; resolução de exercícios; trabalhos individuais (produção de textos e reflexões); trabalhos em grupo (pesquisas e seminários); participação nas discussões e sessões de interação síncrona e assíncrona propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário