Na
educação online, o material didático assume papel extremamente importante por
ser um dos principais recursos para viabilizar a interação entre professores e alunos,
diferente da educação presencial, na qual professores e alunos dividem o mesmo
tempo e espaço, permitindo a interação interpessoal e imediata no processo de
ensino e aprendizagem. Este texto tem como objetivos apresentar o planejamento
de material didático para educação online: concepção, elaboração e edição.
A
elaboração de um curso online inclui o desenvolvimento de materiais didáticos e
atividades de aprendizagem, o desenho da avaliação, a escolha dos recursos mais
adequados segundo a metodologia utilizada.
Vamos construir materiais didáticos para
uma disciplina denominada Espaços não Escolares
de Atuação do(a) Pedagogo(a), carga horária de 90 horas, sendo 15 horas
presenciais e 75 horas a distância. A
disciplina envolve a exploração dos diversos espaços de atuação do(a) pedagogo(a),
além do espaço escolar já bastante explorado nas diversas disciplinas
teórico-práticas do curso.
A disciplina a
ser construída tem como objetivos:
1.
Refletir criticamente a prática como pedagogo(a), ampliando a visão do
processo de aprendizagem;
2.
Conhecer espaços de atuação do(a) pedagogo(a) além dos espaços escolares;
3.
Caracterizar a função e importância do(a) pedagogo(a) nos espaços de aprendizagem;
4. Explorar a atuação interdisciplinar e as relações pedagógicas no hospital, nas Organizações Não Governamentais (ONG), nas Forças Armadas, nas empresas e nas IES.
4. Explorar a atuação interdisciplinar e as relações pedagógicas no hospital, nas Organizações Não Governamentais (ONG), nas Forças Armadas, nas empresas e nas IES.
A construção dos módulos será feita por
cinco grupos, responsáveis por criar e organizar uma unidade da disciplina
criada, com 15 horas cada:
Grupo 1 - Pedagogia Hospitalar - José Cláudio, Aline e Milena
Grupo 2 - Pedagogia nas Organizações Não Governamentais (ONG)
Bianca e Giselle
Grupo 3. Pedagogia Empresarial - Maria do Carmo e Marcelina
Grupo 4 - Pedagogia nas Forças Armadas - Kécia e Francisco
Grupo 5. Pedagogia nas Instituições de Ensino Superior - Rafaelle e Anderson
Grupo 1 - Pedagogia Hospitalar - José Cláudio, Aline e Milena
Grupo 2 - Pedagogia nas Organizações Não Governamentais (ONG)
Bianca e Giselle
Grupo 3. Pedagogia Empresarial - Maria do Carmo e Marcelina
Grupo 4 - Pedagogia nas Forças Armadas - Kécia e Francisco
Grupo 5. Pedagogia nas Instituições de Ensino Superior - Rafaelle e Anderson
Cada grupo disponibilizará os materiais
produzidos no módulo apropriado da disciplina: introdução, objetivos,
ferramentas de interação síncrona e assíncrona, exercícios e tarefas, trabalhos
em grupos e individuais, pesquisas
e a forma como serão feitas as
avaliações de cada módulo.
A elaboração da avaliação do módulo
envolverá provas presenciais abertas; resolução de exercícios; trabalhos
individuais (produção de textos e reflexões); trabalhos em grupo (pesquisas e
seminários); participação nas discussões e sessões de interação síncrona e
assíncrona propostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário